top of page
logo-COBHAM.gif

 O III Congresso Brasileiro Médico-Estudantil de Habilidades Médicas - COBHAM tem a proposta de ser momento de discussão e aprimoramento teórico-prático. Busca promover discussões de temáticas científicas pouco abordadas na sala de aula em consonância com a realização de atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades pessoais frente a cada tema discutido por especialistas.
 Ele diferencia-se dos demais congressos por usar metodologia própria de ensino, mais dinâmica e convidativa, o que incentiva de forma efetiva a participação dos alunos, além de possibilitar a difusão de conhecimento por meio das palestras, dos workshops e dos stands de trabalhos.
 Com isso em mente, pretendemos realizar o COBHAM tornando-o um importante evento para o crescimento acadêmico dos estudantes de medicina, sendo um vetor da mudança positiva da realidade médica por meio da educação, pesquisa e publicação, destacando com orgulho os valores de IFMSA Brazil.

 

PROGRAMAÇÃO /

27/03
SEX
 
16h Credenciamento
17h30 Solenidade de abertura: A Medicina do Futuro, Fernando Carbonieri
19h Momento Científico
27/03
28/03
SÁB
 

8h Credenciamento

8h30 Habilidades acadêmicas requeridas no futuro, Dr Ademir Reberti (UNIVILLE)

8h30 Evolução da Saúde da Mulher, Dra Geane Garlet

9h30 Smart Cities, Juliana Palácios

11h Comunicação no passado, presente e futuro, Dra Sueli

11h Conduta Compartilhada: métodos e maneiras de tornar a decisão terapêutica mais colaborativa, Dra. Fernanda Melchior (UFSC)

13h Credenciamento

14h Gestão e Medicina, Dr Gustavo Guerchon (USP)

15h Avanços na cirurgia e intervenções endoscópicas, com Dr  Viriato Cunha (UFSC)

16h30 Evolução da medicina: história, Dr Luigi (UFSC)

28/03
29/03
DOM
 

8h Credenciamento

8h30 Estações práticas e workshops

9h30 Workshop: comunicação de más notícias, Dra Samantha Brandes (UNIVILLE)

11h Workshops

14h Credenciamento

14h30 Mesa Redonda: Inovações e evolução tecnológica, com Dra Erica Yamashita e Dr Rafael Meneghati

15h30 Medicina Baseada em Evidências, Dr Armando Norman (UFSC)

17h Terminalidade: quais as perspectivas para o futuro? Dra Samantha (UNIVILLE)

17h Métodos inovadores na detecção de tumores, com Dr Jean (UFSC)

18h Solenidade de Encerramento, entrega de brindes

29/03
A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS

A cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, é uma das três únicas capitais do Brasil localizada em ilhas. Antigamente chamada de Desterro, referenciando a fuga da família de Jesus para o Egito, o arquipélago é composto por 46 ilhas, com mais de 100 praias distribuídas por elas. Em 2018, Floripa possuía uma população estimada de 492 977 pessoas (dados do IBGE), representando a 2ª maior população do Estado, ficando atrás apenas de Joinville.
Apelidada de “Ilha da Magia”, em pequeno espaço de 675 409 km², a cidade reúne diferentes paisagens e atrações. Além da agitada Lagoa da Conceição e a tranquila Lagoa do Peri,  há o tradicional Centro Histórico, a movimentada Avenida Beira-Mar, os bairros de estilo açoriano de Santo Antônio de Lisboa e do Ribeirão da Ilha. Dentre as melhores praias da cidade, estão listadas a Praia Lagoinha do Leste, a Ilha do Campeche, a Praia da Joaquina, a Praia Mole, Jurerê Internacional, Praia da Armação, entre outras.

 

Olá, visitante!

Juntamente a todo o Comitê Organizador do III COBHAM faço o convite a esse evento que discutirá de forma interdisciplinar e aberta desafios do amanhã presentes no hoje. Ao lado de experientes, tanto em saúde quanto em áreas afins, vamos aprender e ensinar juntos sobre a Medicina do Futuro.  A velocidade das mudanças é cada vez maior, por isso, torna-se necessário repensar nossa forma de ser junto à tecnologia. Nunca antes tivemos tanto acesso à informação, tantas transformações diagnósticas e terapêuticas. Aparentemente, no futuro tudo muda, porém é a medicina uma arte de tamanha metamorfose em todos os aspectos? Ora, o cuidado médico é tão antigo quanto a história de nossa espécie. Por isso, convidamos a todos a destrinchar as inovações frente ao que é imutável: o humano.
A gente se vê em Floripa!

Tainá de Araújo

Presidente da Comissão Organizadora

foto_tai.png

TEMÁTICA /

Medicina do Futuro

 Em uma ilha veio ao mundo o grande pai a que todos os médicos prestam juramento no dia de suas formaturas: Hipócrates. O mar da época era grego. E mesmo distante - em tempo e em espaço-, a escola hipocrática consolidou a medicina como ciência, lembrando-nos sempre das responsabilidades éticas e morais relacionadas a essa nobre profissão. A inspiração de repensar o modo de exercer medicina recai também nesses ideais há muito tempo apresentados. Por isso, as inseguranças e dúvidas quanto ao futuro podem ser em muito resolvidas com a lógica hipocrática.  Milênios depois, então, realizar um evento em uma ilha, dessa vez brasileira, para repensar os caminhos tecnológicos e humanos da medicina é não apenas uma analogia ao início da mesma, mas também um convite à criatividade de buscar novas respostas para novas e antigas perguntas.
 Em meio aos avanços tecnológicos relacionados à conduta diagnóstica, protocolo terapêutico e todo o processo saúde-doença, as questões morais e éticas aparecem sem apresentação prévia.
 O futuro já se faz presente, estejamos nós preparados ou não. Inteligência artificial, interface cérebro-máquina, ultrassonografia em local de atendimento, global health, scanner com sensores que permitem realização de exames físicos minuciosos, telemedicina, laudos e diagnósticos à distância, medicina baseada em evidências, sustentabilidade numa era de excessos e as escolhas modernas… Devido a esses e outros tantos dilemas, o III COBHAM se inspira a convidar acadêmicos e profissionais não só da área da saúde a também discutirem e trabalharem em prol de inovação e humanização começando hoje.
 Muito tem se discutido sobre ferramentas diagnósticas e terapêuticas, que se transformaram no decorrer do tempo em medicina. Hoje, pergunta-se quem é o médico da quarta revolução industrial, e como este pode se adaptar melhor aos desafios do futuro.

IFMSAiBrazil

A Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) é uma instituição nacional presente em 146 escolas médicas. As principais áreas de atuação são nas temáticas de promoção de Intercâmbios, e de realização de ações sociais e ativismo nas áreas de Saúde Pública, Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo AIDS e HIV, Direitos Humanos e Paz e Educação Médica, além da realização de treinamentos para o desenvolvimento de habilidades, do fomento em pesquisa e divulgação científica e da representatividade estudantil, esta que envolve todas as nossas áreas.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • RSS - White Circle
bottom of page